O CONSELHO FEDERAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS – CONFERE, REALIZOU NOS DIAS 24 A 27/03/2025 A 1ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DE 2025, COM FOCO EM GESTÃO, MODERNIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO COMERCIAL!
28 de março de 2025 - Por Ti

O CONSELHO FEDERAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS – CONFERE, REALIZOU NOS DIAS 24 A 27/03/2025 A 1ª REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DE 2025, COM FOCO EM GESTÃO, MODERNIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO COMERCIAL!
https://www.confere.org.br/destaques.php?p=15638
O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) realizou, entre os dias 24 e 27 de março, a 1ª Reunião Plenária Ordinária do ano, para debater temas centrais à gestão do Sistema Confere/Cores e à valorização da profissão de representante comercial no Brasil.
Ao longo dos quatro dias, a Plenária abordou assuntos estratégicos como a prestação de contas do exercício de 2024.
Destaque também para a eleição e posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes do Confere para o Triênio 2025/2028, em um momento importante de renovação e continuidade da atuação institucional.
A programação da Reunião Plenária incluiu ainda debates sobre aprimoramentos nos processos de registro profissional, comunicação institucional, prazos legais e procedimentos administrativos, com foco em maior eficiência e transparência na atuação dos Conselhos Regionais.
Temas sensíveis como a saúde mental dos colaboradores e o combate ao assédio e à discriminação também estiveram na pauta. A palestra “Política Institucional de Combate ao Assédio e Discriminação”, ministrada pela secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do TCU, Claudia Gonçalves Mancebo, reforçou o compromisso do Sistema Confere/Cores com um ambiente ético e saudável.
Durante a apresentação, Claudia compartilhou a experiência do TCU na implementação de um modelo estruturado de prevenção e combate ao assédio, baseado em quatro eixos principais: institucionalização, prevenção, detecção e correção. O modelo prevê desde o engajamento da alta gestão e a criação de normativos claros até a oferta de canais seguros para denúncia e a adoção de medidas corretivas. Foram apresentadas boas práticas institucionais, como a criação de um Núcleo de Acolhimento, responsável por oferecer apoio e orientação a vítimas e acusados, e a formação de um Comitê Técnico, encarregado de monitorar a implementação das políticas, propor ações e fiscalizar o cumprimento das diretrizes.
Campanhas de comunicação também foram utilizadas como instrumentos de sensibilização, com destaque para os slogans “Assédio NÃO CABE no TCU” e “Quem sofre assédio, discriminação ou violência precisa de acolhimento”, que reforçam a importância do cuidado, da empatia e do respeito no ambiente profissional.
INOVAÇÃO
No campo da inovação, foram discutidas a implementação do Domicílio Tributário Eletrônico no sistema Gerenti, a integração da plataforma Microsoft Teams no Sistema Confere/Cores e melhorias na gestão por meio de soluções tecnológicas como a apresentada pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil.
O encerramento da Plenária foi marcado pela palestra “Liderança em tempos de mudança”, proferida por Walter Longo.
Com uma trajetória marcada por inovação, Walter Longo é publicitário, administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, e foi presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm. É reconhecido como um dos maiores especialistas em comunicação, marketing e tendências no Brasil. Ao longo de sua carreira, tornou-se referência por antecipar movimentos do mercado e traduzir temas complexos de forma acessível e inspiradora.
Em sua apresentação, Walter destacou que liderar é saber equilibrar o tempo entre pendências e tendências, sem abrir mão da essência. “LIDERANÇA EFETIVA É TORNAR-SE DESNECESSÁRIO COMO TUTOR E INDISPENSÁVEL COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO”, afirmou. Enfatizou ainda que delegar é uma arte — mas checar, uma obrigação. Ressaltou a importância de priorizar a inovação como caminho para a melhoria contínua e concluiu reforçando que a liderança efetiva é aquela que constrói legado e promove longevidade, não apenas nos resultados, mas nas pessoas.








